Cooperativismo

Muito mais que um sistema, muito mais que uma filosofia, muito mais que negócios. O Cooperativismo é um propulsor de transformação do mundo, de forma humanizada, e  igualitária.

Cooperar é se integrar é a certeza que a união de todos para um mesmo objetivo é capaz de impactar ganhos, desenvolvimento e sustentabilidade. 

É o princípio de que todos são donos e contribuem com suas experiências. É o compartilhamento de ganhos comuns, partilhados a cada indivíduo, pautado nos preceitos da solidariedade, responsabilidade e igualdade. 

É um e é todos.

Identidade do Cooperativismo:

O cooperativismo se baseia em princípios de solidariedade e comprometimento mútuo, onde cada um tem direito a se manifestar como parte do todo. Focado no tripé

Cooperação, Transformação e Equilíbrio.

Sete são os princípios do cooperativismo. Neles estão resguardados os fundamentos de unidade e continuidade do sistema. Um modelo que persiste, mesmo em tempos de individualismo e isolamento:

  1. Adesão voluntária e livre
  2. Gestão democrática
  3. Participação econômica dos membros
  4. Autonomia e independência
  5. Educação, formação e informação
  6. Intercooperação
  7. Interesse pela comunidade

O Cooperativismo no Brasil:

A atividade cooperativa no Brasil, responde por números expressivos na geração de trabalho, na empregabilidade e na formação de negócios. A crescente adesão de associados, distribuídos em todo o Território Nacional, enfatiza o sucesso do modelo.

Como modelo econômico o cooperativismo se destaca dos demais, exatamente por ter em seu núcleo a gestão democrática e a valorização do ser humano.

Dados extraídos do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2019, elaborado pelo Sistema OCB divulgam a robustez do sistema em nosso país:
  • Número de Cooperativas: 6.828
  • Número de cooperados: 14,6 milhões
  • Número de empregados: 425,3 mil

O QUE É UMA COOPERATIVA DE HABITAÇÃO

As cooperativas habitacionais têm como objetivo oferecer o imóvel próprio aos seus cooperados, através de força conjunta e direitos iguais.

Os cooperados investem seus recursos para a execução de um projeto habitacional distinto, chamado de seccional.

Todos os recursos investidos pelos cooperados são direcionados à sua execução, podendo haver intercooperação entre as seccionais.

BENEFÍCIOS EM ADQUIRIR UM IMÓVEL COOPERATIVO

CUSTO: Como as cooperativas não visam lucros, o custo do imóvel é sempre inferior ao de mercado. Diversos custos e tributos incorporados pelas empresas do segmento, não são imputados no imóvel cooperativo.

PARTICIPAÇÃO ATIVA: Os cooperados têm livre acesso a todas as informações sobre o seu empreendimento.

PODER DE DECISÃO: As decisões são tomadas pelos cooperados em Assembléias Seccionais.

DEFINIÇÃO DO PROJETO: Os cooperados podem opinar e, em fase inicial, até participarem da discussão do projeto arquitetônico de seu imóvel.